segunda-feira, 19 de maio de 2008

Rescaldo da “Rota dos Lagartos” de Lardosa

Conforme planeado neste blog, o grupo de “BttPedrógãodeSãoPedro” marcou presença na Rota dos Lagartos, realizada por trilhos da Lardosa, no passado dia 18 de Maio.
Elementos do nosso grupo de “BttPedrógãodeSãoPedro” presentes: Luís Gonçalves, Rafael, Tiago, Leonel, Gonçalo, João, Esmael, Hugo, Tó da “Júlia”, Victor Guerra e Pedro.

Eram 7:30m encontro habitual e como é de costumo, junto á paragem da terrinha, como é por habito o último a chegar paga os belos dos cafés, desta vez calhou ao nosso amigo Esmael, “ calha a todos”, colocaram-se as biclas em cima da carrinha que nos foi emprestada pela empresa “ Vale Mourinho” que desde já o nosso grande bem haja pela disponibilização desta e de outras vezes, lá nos fizemos á estrada, rumo a Lardosa.

8:30m chegamos ao recinto de futebol, local do encontro deste evento, levantaram-se os dorsais e retiraram-se as “máquinas” de cima da carrinha de transporte, alguns metiam à boca alguns alimentos para aguentar os 50 Km ROLANTES, prometidos pela organização do evento! A esta hora, a moldura humana já era considerável... bttistas equipados a rigor com as suas bikes entre as pernas!

9:00, assiste-se à partida deste passeio.
Mas antes ouvimos algumas considerações pelo altifalante e lá avançamos na cruzada a que nos tínhamos proposto! E que cruzada!!!!....
Voltinha de reconhecimento à povoação da Lardosa, com bastantes espectadores de "Soleira de Porta" a aplaudir a passagem das máquinas! Entrámos depois em trilhos TT, onde realmente a espectacularidade fez a ordem do dia!
Single tracks espectaculares na bonita área que envolve a Barragem de Santa Águeda (Marateca).
Single-tracks por entre pinheiros e lavradios, descidas técnicas ...ainda com alguns a experimentar a dureza do solo arenoso da Lardosa!! Subidas quase inexistentes, e as que existiam ... curtas (a organização cumpriu ao anunciar "percurso rolante").
Passagem por várias propriedades privadas....que deram bastante cor à rota...especialmente a passagem por pomares, travessia de ribeiras...uma das quais sobre uma ponte de madeira alias com dois enormes troncos de pinheiros, bem fixe já para não comentar o belo do vinho que se encontrava ao fim desta passagem, nem imaginam o speed que deu á rapaziada!
É de salientar a excelente sinalização de todo o percurso, bem como os avisos de zonas mais técnicas ou mesmo de zonas que apenas se podiam trespassar com a bicicleta à mão!

Quanto à denominação de "Rota dos Lagartos"...2 aspectos a ter em consideração:

1) Se era suposto encontrar muitos lagartos ao longo do percurso....houve falha da organização...Nem um que vimos.

2) Se o nome da rota era em homenagem à vitória do Sporting na Taça de Portugal 2008...não comenta-mos!...

De resto julgo que esta organização está de parabéns pela forma como decorreu este magnifico passeio.

Para o ano marcaremos novamente presença.



Ponto de encontro, junto á paragem da terrinha a carregar as máquinas para cima da carrinha bem cedinho, as caras não enganam ninguém!


O belo do café, pago pelo nosso amigo Esmael, para a próxima levanta-te mais cedo!


A imagem indica tudo, este rapaz antes do passeio já estava cansado, á coisas incrivéis!!!


Estrada cortada, chegamos no momento exacto de assistira-mos a uma grandiosa maratona de ovelhas!


Chegada ao recinto do encontro deste passeio, foi altura de se levantar os dorsais e retirar as máquinas de cima da carrinha.


Habitual foto do nosso grupo, com a Jerseys da Associação "Secção de Rodas"


A boa disposição da rapaziada do nosso grupo!


Voltinha de reconhecimento à povoação de Lardosa.


Com 50km´s em cima da pele, parece que não é nada com eles!!!
Faziam mais 50km´s depois destes, digo eu!!!???

2 comentários:

Pinto Infante disse...

Pois é, ainda não foi desta que consegui ir ao vosso passeio. Já pela 2ª vez que tenho na mira ir aí, porque o pessoal que conheço só diz realmente maravilhas do vosso passeio, mas a profissão tem destas coisas conforme disse ao Esmael. Parabéns, já vi que correu tudo bem e obrigado pela vossa visita à Lardosa. um abraço
Pinto Infante

Pedrógão de São Pedro disse...

Amigo Pinto Infante, nem imagina o que perdeu, foi de lamentar a sua falta de presença, mas a vida tem destas coisas, ficará para a proxima iria com toda a certeza ficar encantado com os magnificos trilhos que esta zona oferece.

Poderá sempre que quiser marcar presença nos nossos encontros Domingueiros que o nosso grupo e não só, costuma fazer!
É uma questão de vez enquanto consultar o nosso blog, estas voltinhas são sempre divulgadas!

Abraços e boas pedaladas