quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mais uma voltinha, que nem teve inicio...


Ontem foi dia de mais uma voltinha, que nem teve inicio sequer… enfim!!!
Só hoje é que tive coragem de me colocar em frente ao Pc e já percebei porquê.
18h00 ponto de encontro no sitio habitual, marcaram presença 4 elementos do grupo “BttPedrogaoDeSaoPedro”: Luís, Pedro, Leonel e Gonçalo, poucos mas bons, mas com vontade de pedalar! Como sempre arranca-mos e seguimos para os trilhos de terra, percorridos nem 500m sofri um brutal acidente, que poderia dar num fim mais trágico, mas graças a deus sai só com uns arranhões e um pouco durido, ontem não dizia isso, hoje é que elas mordem, não teve consequências físicas, o mesmo não pode dizer a bike esta sofreu uns danos mais graves, pois de uma queda destas não á bike que resista a um impacto destes, consequências: selim torto e a jante traseira feita num oito, "Amanhã nem quero ver a cara do Sr. Victor quando olhar para a minha bichinha, seguramente que estará em boas mãos", enfim… acontece, não vejo isto como um abre olhos, mas culpo-me talvez no local onde decorreu o acidente, pois já o conhecia e sabia que aquela zona não era a mais apropriada para este tipo de brincadeiras!!! Qualquer ciclista é a senhora de uma Dona Queda. Quem pedala corre este risco de cair, podemos ter a certeza disso. Também faz parte de quem pedala. Ela é inevitável, por mais experiente e hábil que sejamos, não temos hipótese. Geralmente tentamos arranjar desculpas para justificar o respectivo tombo, e a tendência é culpar os obstáculos ou defeitos da própria bike. Sem dúvida, às vezes acidentes acontecem devido a erros de terceiros ou por uma falha de equipamento como travões ou pneus por exemplo, mas na maioria das vezes o principal responsável pela queda está dentro de nós e foi isto que aconteceu, não considero isto como uma estupidez, mas talvez de ganhar um processo evolutivo que vamos ganhando habilidade com o decorrer do tempo, para isso é preciso arriscar, mas não em demasia. Vejo esta queda como um ensinamento, um sinal de que somos pobres mortais, que não somos Super-Heróis e não sabemos tudo, mas não deixes que o medo domine o teu “PRAZER” por pedalar. Com isto faço também um apelo a todos que praticam esta modalidade, usem os equipamentos de segurança, o famoso capacete, uma queda sem capacete pode ser apenas um motivo para nos rir-mos da manobra, mas também pode levar à morte…
O video retrata bem a utilidade do capacete que para muitos é um bicho, mas pode salvar uma vida!

A pedido de várias familias, aqui fica o video desta violentíssima queda! Até me mete dó, só de ver o video, minha rica bichinha!!!!!!!



Ps
Só recebo visitas a partir das 17h00!!!!!!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Passeio matinal na zona de Penamacor



Mais um passeio matinal... Tendo em vista os compromissos que se avizinham este Verão a rapaziada tem aproveitado o bom tempo (já com algum calor) para manter ou melhorar a forma.
Hoje foi uma volta diferente, os trilhos foram bem diferentes do que costume, trilhos “alcatroados”, deixando desta vez os trilhos de terra batida para trás.
Foram 45km bem animados e bastante rolantes, com muitas descidas e algumas subidas...
Nesta “voltinha” marcaram presença 3 elementos do Grupo "BTTPedrógãoDeSãoPedro": Esmael, Luís e João, poucos mas bons!

Foto habitual do grupo

Habitual cafézada

As "máquinas" também merecem, pois hoje iriam ter a vida mais facilitada do que costume

Partida em pedrógao, rumo há Vila de Penamacor

Ligeira passagem na Vila de Penamacor

Deixando Penamacor para trás ruma-mos em direcção a Aranhas, aqui uma das subidas um pouco mais acentuada deste percurso, "ouve alguém que ainda quis voltar para trás"

Uma breve paragem na localidade de Aranhas, para descansar um pouco e para nos abastecermo-nos de água fresca, pois a esta hora o calor já se sentia bem na pele

Daqui ruma-mos em direcção a Aldeia de João Pires, mais uma pequena
subida de um grau de dificuldade mais acentuado

Deixa-mos Aldeia de João Pires nas nossas costas, fomos em direcção há localidade de Medelim

Ligeira passagem na localidade de medelim, fomos em direcção a Proença a Velha

Passagem pela ponte de Proença a Velha

Pedrógão lá no fundo, com 45km´s feitos e dessenrolados de uma forma bem diferente do que o costume!

Foi uma boa voltinha, uma volta para limpar os festejos do fim de semana!!!

A merecer destaque esta Bi-Cycle, a Bicicleta para 2, construída pelo srº Victor Guerra Lourenço, ora vejam uma verdadeira obra de arte, fomos logo fazer o Test-Drive, por azar logo tivemos que ter um furo!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Passeio Btt/Orientação Road-Book?


Pois é rapaziada, como o titulo do Post indica, podia-mos experimentar algo de novo, algo diferente em relação aos tradicionais “passeios”!
Uma nova aventura que certamente será bastante engraçada!
Pois a nossa zona proporciona grandes percursos para actividades desta natureza, para testar a nossa destreza e a capacidade de orientação, em percursos com graus de dificuldade diferentes.
Que acham???
Fica aqui lançado o desafio!!!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Passeio 10 de Junho - Dia de Camões



Celebra-se hoje o dia de Portugal, de Camões e das comunidades Portuguesas.
Feriado em honra de Luís de Camões pois é a data provável do falecimento daquele que é considerado o maior poeta da língua portuguesa e dos maiores da Humanidade, autor dos Lusíadas.
O nosso grupo “BTTPedrógãoDeSãoPedro” aproveitou este feriado, para a oportunidade de trabalhar em prol da saúde. Comemoramos este dia para deambular com vontade de pedalar pelos trilhos da nossa zona.
É de destacar a presença de mais um estreante nestas lides do BTT! O nosso colega José Luís, resolveu marcar presença na Rota de hoje! O grupo "BTTPedrógãoDeSãoPedro” deseja as boas vindas ao colega José Luís, cada vez o nosso grupo esta a ficar maior!
Estivereram presentes 8 elementos, pois á última da hora muitos não poderam comparecer outros andam com a euforia do Euro, estiveram presentes: Victor Guerra, João Bisgo, Esmael, João Espanhol, Luis Gonçalves, João Silva, Leonel e o nosso estreante José Luis.
Eram 8H45m, ponto de encontro junto á paragem da terrinha,pois a esta hora o calor já se fazia sentir na pele, como costume aproveitou-se para se tomar o habitual café, e a tentar delinear um percurso sem grandes dificuldades...visto que tínhamos um elemento menos batido.
Lá nos fizemos ao caminho sem destino, pois não tinhamos chegado a nenhuma conclusão, em ritmo de passeio e em alargada confraternização, observar os belos campos que estão cheios de verde e muitas outras cores fruto da muita chuva que caiu durante o Inverno e também na Primavera, pois esta chegou algum tempo mas so agora é que chegou em força e dá gosto andar pelo campo a pedalar e de facto é verdade, a Primavera já se mostra por esse campos fora. Os raios de sol que nos têm banhado nos últimos dias fizeram florir muitos prados e os caminhos estão com ar fresco e verdejante.
Com 50km´s feitos foi uma habitual manhã bem passada, com um percurso fácil devido a ter-mos um colega novo, num ambiente de sã camaradagem.

Habitual foto do grupo

O nosso estreante José Luis, se deres uma vista de olhos no blog, deixa um comentário, do que achas-te deste novo mundo?

Encontros imediatos

Boa disposição da rapaziada


Passagem pela localidade Bemposta

Um dos muitos derradeiros Singletracks a destreza foi com certeza metida em prova




Passagem de um de muitos pontos de água!

Já por passagens em varios pontos, nomeadamente, Bemposta, Aldeia de Santa Margarida e São Miguel, rumamos em direcção a Oledo

Uma breve paragem, para descansar um pouco e colocar alguns alimentos á boca para nos aguentar-mos á bomboca, pois aqui já estavam feitos 35km´s

Momentos de descontracção e de brincadeira, também faz parte

Um pouco perdidos aqui...


A Primavera já se mostra por esses campos fora, que estão cheios de verde e muitas outras cores


Um pequeno video deste dia

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Rescaldo do 10º Passeio Btt Rebolosa - Sabugal




Através do mundo da Internet, tivemos o conhecimento de um passeio de BTT à borla, ofereciam o almoço e ainda por cima davam prémios monetários, pois é não estou a brincar, com estes argumentos, como é que se podia faltar a um grandioso evento destes.
Isto será um exemplo para todos que organizam passeios de BTT, alguns patrocínios, apoios da junta de freguesia e o bastante voluntariado consegue-se arranjar um agradável passeio, com isto conseguiu-se juntar mais de 200 BTTistas que encheram e deram cor á localidade de Rebolosa!
Conforme planeado neste blog, o grupo de “BttPedrógãodeSãoPedro” marcou presença no 10º Passeio Rebolosa – Sabugal , realizado no passado dia 8 de junho.
Elementos do nosso grupo de “BttPedrógãodeSãoPedro” presentes: Luís Gonçalves, Rafael, Tiago, Leonel, João Espanhol, Esmael, Pedro e tivemos um convidado o nosso amigo e ilustro Rui Leitão que aceitou de bom agrado este convite!
Eram 6h45m desta vez mais cedo do que o habitual, lá nos encontramos todos, no ponto habitual, junto a paragem para carregar as biclas para cima da carrinha de transporte, que nos foi emprestada pela empresa “Vale Mourinho” mais uma vez o nosso bem haja.
Como costume o último a chegar paga os belos dos cafés, desta vez canhou ao nosso amigo Pedro “canha a todos”.
Lá nos fizemos á estrada, tínhamos pela frente 60km´s!
8h15m chegamos ao recinto desta localidade, local do encontro deste evento, retiraram-se as “máquinas” de cima da carrinha de transporte, alguns metiam à boca alguns alimentos para aguentar os 60 Km´s!
A esta hora, a moldura humana já era considerável... bttistas equipados a rigor com as suas bikes entre as pernas prontos para a grande aventura!
9h00, assiste-se à partida deste passeio.
Mas antes ouvimos algumas considerações e lá avançamos na cruzada a que nos tínhamos proposto! E que cruzada!!!!....
Voltinha de reconhecimento à povoação de Rebolosa
Entrámos depois em trilhos TT, onde realmente a espectacularidade fez a ordem do dia!
Grande parte deste percurso foi desenrolado em derradeiros singletracks com muita pedra, em que a eficácia das suspensões e a destreza dos “BTTistas” foi com certeza posta em prova, muita lama e muita “Bosta de vaca” fizeram parte deste belíssimo passeio que também faz parte!
O percurso estava marcado com as respectivas fitas, havendo aqui uma pequena falha da organização, muitos perderam-se!
O ritmo foi bem relaxado com objectivo de desfrutar ao máximo o que esta zona nos oferecia.
No geral este passeio correu bem tirando um pequeno precauço meu, que sofri uma violenta queda, mas escolhi bem a cama sai bem a bicicleta é que sofreu uns pequenos danos, pois também faz parte!
Só para ficarem com uma ideia num espaço de 2min caíram no mesmo sitio 3 BTTista alguns a saírem maltratados.
Com 60km´s já feitos lá chegamos á Rebolosa!
Para terminar um bom banho e o respectivo almoço convívio, com a entrega de prémios.
Foi um dia bem passado, belo passeio e belo convívio!

Ponto de encontro, junto á paragem da terra, colocar as biclas em cima da carrinha de transporte

No recinto de Rebolosa, ponto de encontro deste passeio, rapaziada a preparar as biclas para a grande aventura

Habitual foto do grupo

Preparação Psicológica

Tudo a postos para o arranque desta aventura, mas antes ouvimos algumas considerações pela parte da organização

Volta de reconhecimento á localidade de Rebolosa

Um dos muitos espectadores a observar atenciosamente a passagem dos BTTistas

Entrada em trilhos TT, onde realmente a espectacularidade fez a ordem do dia!


Boa disposição da rapaziada do nosso grupo


Aproveitar a descida para se ganhar um pouco mais de terreno

Um dos muitos derradeiros singletracks que este passeio oferecia, em que a eficácia das suspensões e a destreza dos “BTTistas” foi com certeza posta em prova










Passagem de um de muitos pontos de água, apreciem esta magnifica paisagem!


Passagem de outro ponto de água, este com om pequeno pontão em pedra


Problemas de travões com a bicla do tiago, o nosso mecânico de serviço a resolver rápidamente o problema, grande Esmael!!!

Consequências de uma violenta queda, pois aqui estava prestes abandonar este magnifico passeio!

Até que alguém passou e por sorte, trazia a mobilia toda atrás, conseguindo assim resolver o problema para poder continuar este passeio

Um dos pontos onde este passeio passava, passagem na histórica localidade Vilar Maior

Mais singletracks com lama e "bosta de vaca" á mistura



Até os mais pequeninos a marcarem presença


Estes dois meninos aproveitar uma pequena boleia da carrinha da organização, meninos...

Com 60km´s feitos as caras são estas!



Parabéns pelo pessoal de Rebolosa e até para o ano!